DEZ PASSOS PARA DAR UM NOME À SUA BANDA
Sempre que pensamos em formar uma banda, nos imaginamos no palco, tendo sucesso e toda aquela parte legal de estar no meio da música.
Mas e o nome da banda? O que fazer para escolher o nome ideal? Afinal de contas, é por ele que o público irá te conhecer.
Vamos listar dez dicas para ajudar neste processo, que pode ser um dos mais complicados ao formar uma banda.
– Faça uma lista de nomes
Sério, sem medo. Escreva todos os nomes que vierem à mente, mesmo os que soem mais bobos. Isso pode ajudar, de alguma forma.
– Misture palavras
Quando ficar difícil de pensar em mais nomes, comece a fazer justaposições entre palavras aleatórias. Tipo Radio-Head, sabe?
– Troque os números
Se você tem a intenção de colocar números no nome de sua banda, tente recriar versões com outros números. O Three Doors Down pode ter sido o Six Doors Down antes.
– Procure saber se o nome já existe
Uma pesquisa rápida no Google te mostra se o nome que você escolheu já está em posse de outras pessoas – mesmo que seja nome de disco ou música. Evite, porque é bem mais legal ter um nome original.
– Procure saber se o nome está associado a uma marca
Se isso acontecer, esqueça, porque será uma dor de cabeça desnecessária.
– O nome não pode ser ou ter conotação ofensiva
Muito cuidado com isso! Às vezes o nome pode ter uma sacada muito boa, mas a conotação dele não ser bem assim. Procure em dicionários e sites de gírias, por exemplo, isso pode ajudar bastante.
Além disso, se o nome tiver mais de uma palavra, escreva-o junto, sem espaços; isso pode também pode evitar nomes ou expressões desagradáveis.
– O nome vem de algum título de música?
Se for de alguma banda que você possua muita influência, evite ao máximo. Pode perder credibilidade e achar que você quer ser uma cópia mal feita da banda original.
Mas tudo bem se for uma coisa aleatória. O Talking Heads, por exemplo, tem uma música chamada Radiohead, e as bandas não se parecem nem um pouco.
– É fácil de pronunciar?
Uma das dicas mais primordiais ao criar um nome, é ver se ele é fácil de ser pronunciado e lembrado. Se isso não acontecer, as chances de sua banda cair no esquecimento é bem alta.
– Não escolha nomes que soem completamente diferentes do gênero que irá tocar.
Imagina acabar chegando em um show de folk quando você pensou que estivesse indo ver uma banda de black metal? Pode não ser legal.
– Viva o nome!
Nome escolhido, agora é hora de fazer acontecer. Componha, divulgue, toque, faça com que as pessoas associem o nome a você e sua banda. Viva o sonho!
Confira todas as novidades da Punks S/A em nossa página no Facebook!